skip to Main Content

Atlantic Nickel chega a 60 mil toneladas exportadas

Atlantic Nickel Chega A 60 Mil Toneladas Exportadas

Com sede na Bahia, empresa finalizou sexto embarque de concentrado de níquel este ano, pelo Porto de Ilhéus, em direção ao continente asiático.

Salvador, 23 de julho de 2021 – A Atlantic Nickel, empresa brasileira produtora de níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, chegou à marca de 60,3 mil toneladas de concentrado de níquel exportadas até o momento, neste ano de 2021, com vistas a atender o crescente mercado internacional da eletrificação. Neste cenário, o níquel possui papel de destaque, sendo elemento fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

O resultado foi alcançado com o sexto embarque realizado pela empresa no dia 18 de julho, quando o navio BBC America partiu do Porto de Ilhéus, região sul da Bahia, transportando mais de 11 mil toneladas do minério em direção à China. O resultado da companhia, nestes sete meses de operação em 2021, é quase o total alcançado no ano passado, que chegou a 67,7 mil toneladas exportadas.

O panorama é um indicativo significante de que o níquel se torna, cada vez mais, um recurso fundamental em escala mundial, como solução sustentável para adoção de fontes de energia limpa, que substituem a combustão e reduzem a emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente. A Atlantic Nickel está preparada e bem posicionada para atender a esta demanda, por ser uma das maiores minas de níquel sulfetado a céu aberto do mundo e a única deste segmento em operação no Brasil.

Sobre a Atlantic Nickel 

Controlada pelo grupo Appian Capital Brazil e única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel completou, no dia 15 de outubro de 2020, um ano de operação em Itagibá, interior da Bahia, onde vem atuando na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. São mais de 1.700 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020.

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto + 26 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.  

Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.

 

Rafaela Ribeiro                                                                                                  
Darana Relações Públicas
71 98838-7714

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top

Send this to a friend